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Informação Geral

Organização: .COM – Clube de Orientação do Minho

Apoios: FPO – Federação Portuguesa de Orientação, Câmara Municipal de Braga, Mosteiro de Tibães, Junta de Freguesia de Sobreposta e Junta de Freguesia de Mire de Tibães

Diretor da Prova: Tania Covas Costa

Supervisor: Jorge Elias

Cartógrafos: Alexandre Reis e Valdemar Sendim

Traçador de Percursos: Octávio Andrade e Alexandre Reis

Contactos:

Email: geral.pontocom@gmail.com

Telemóvel: 917863315


Centro do Evento

Dia 1 - Apuramento: Mosteiro de Tibães, Braga

Dia 2 - Final: Parque de Merendas de Sobreposta, Braga

No local existem os seguintes serviços:

Secretariado – possibilidade de guardar chaves

Informática

Estacionamento

Primeiros Socorros – na área de chegada dos dois dias

Lavagem de bicicletas

Baby Sitting/ Espaço Infantil – junto ao secretariado

WC públicos

Bar

Assistência Técnica

Chegadas


Recolha de mapas – não haverá recolha de mapas.


Solo Duro e Banhos - Pavilhão da Escola Secundária Alberto Sampaio

Aberto desde sábado, 3 de novembro, às 17h até domingo, 4 de novembro, às 16h


Tempo limite - Tempo para os atletas terminarem a sua prova (RC2018 da FPO): Distância Média - 2h00


Desistências – Caso não termine a sua prova, por favor informe a organização e descarregue o Chip.


Percursos balizados – Os percursos estarão balizados desde a linha de partida (receção do mapa e início da prova) até ao triângulo (marcado no mapa) e materializado no terreno por uma baliza sem código nem estação de controlo, assim como desde o último controlo (100) até à linha de chegada (Finish).


Peitoral – É obrigatória a utilização de peitoral. Os peitorais devem ser colocados à frente, de preferência na BTT.


Área Embargada – Toda a área envolvente do Mosteiro de Tibães e Sobreposta está embargada para treino. Os atletas dos escalões de competição encontrados a treinar nas áreas embargadas não poderão participar na competição. 


Escalões de Competição - Orientação em BTT (segundo o RC - Regulamento de Competições 2018 da FPO)

Idade em 31 Dezembro 2018

Escalão

15 anos e menos

H/D15

16 e 17 anos

H/D17

18 a 20 anos

H/D20

Mais de 21 anos

H/DE

H/D21A

De 40 a 49 anos

H/D40

De 50 a 59 anos

H/D50

60 anos ou mais

H/D60

Escalões Abertos (segundo o RC2018 da FPO):

Formação - não deve ter dificuldade técnica e física, sendo todos os pontos colocados nos locais de decisão

Open Médio – dificuldade técnica e exigência física reduzida, com grande interesse paisagístico e aconselhamento técnico opcional.

Open Longo – dificuldade técnica reduzida e dificuldade física média/alta.

A participação nos percursos abertos é livre, podendo ser realizados a pares, individualmente ou em grupo, sem distinção de Idade ou género. Estes atletas poderão partir no momento que acharem melhor, após o início da hora de partida definida para estes escalões, pois o início da sua prova dá-se quando o Chip é controlado numa base designada Start.

NOTA:

Menores – A inscrição de menores não acompanhados por um adulto só é permitida com a devida autorização do Encarregado de Educação e deve ser feita através de uma entidade ou instituição responsável, por um clube filiado na FPO ou numa federação congénere estrangeira. Não são permitidas inscrições e participação de menores de 10 anos não acompanhados por um adulto.


Briefings – O Clube organizador disponibiliza técnicos na zona das partidas para dar um ensinamento básico acerca do mapa se o atleta assim o solicitar.


Sport Ident

Nesta prova será utilizado o sistema eletrónico SPORTident Air+ (SIAC).

Cada atleta ou equipa leva, além do mapa, um chip de controlo eletrónico. O atleta ou equipa comprova a passagem por cada ponto de controlo aproximando o SIAC da unidade de leitura da respetiva baliza, devendo esperar o tempo necessário para obter a confirmação (flash e/ou sinal sonoro).

De forma a garantir as condições ideais de funcionamento do sistema, os participantes devem passar nos pontos de controlo a menos de 40km/h e garantir que SIAC não fica afastado mais de 1m da unidade de leitura.

No caso de falha do registo eletrónico, mesmo que ele conste na estação de controlo (box) o atleta é desclassificado.

Os pontos devem ser controlados pela ordem sequencial que foi definida pela organização.

À chegada os dados do SIAC são lidos para verificar a execução correta do percurso.

Os SIAC alugados deverão ser devolvidos no final da prova. A perda ou não devolução do SIAC alugado implica o pagamento de 80€.

No caso de desaparecimento do ponto de controlo (suporte, box e baliza) ou de colocação comprovadamente errada (fora do local assinalado no mapa), o atleta deve continuar a sua prova normalmente (mesmo tendo perdido algum tempo na confirmação).

Para mais informações sobre o funcionamento do SIAC, sugere-se a leitura do seguinte documento: SI-Air-information


Suporte de mapa para Ori-BTT

O suporte de mapa pode ser utilizado em corridas de aventura, enduros, orientação BTT, passeios e viagens cicloturísticas.

A placa de apoio do mapa deverá ser giratória permitindo desta forma que o mapa esteja permanentemente colocado na posição mais confortável para a consulta e orientado.

Existem diversos modelos, uns mais elaborados, outros mais artesanais mas o que interessa é que mantenham o mapa numa posição de forma a ser legível quando se anda de bicicleta.

Em geral os suportes de mapas são comercializados nos locais de prova.


Campeonato Nacional Absoluto

De acordo com o Regulamento de Competições de Ori BTT de 2018:

O Campeonato Nacional Absoluto disputa-se em dois dias de competição, com uma prova de apuramento no primeiro dia que servirá para apurar os finalistas (Final A) para o segundo dia

A prova do primeiro dia é de Distância Média e é pontuável para a Taça de Portugal

No segundo dia realiza-se uma prova de Distância Média que terá:

a) Dois percursos (um masculino e um feminino) designados por Final A, com partida efetuada pela ordem inversa dos tempos obtidos no percurso de apuramento;

b) Dois percursos (um masculino e um feminino) designados por Final B, com ordem de partida definida por sorteio.

Têm acesso à Final A os 60 atletas femininos e os 60 atletas masculinos melhor classificados na prova do primeiro dia, desde que o seu tempo corresponda pelo menos a 60 pontos em relação ao tempo do melhor atleta